martes, 20 de diciembre de 2011

A INCREDULIDADE E NOS


Edmundo Anez
O estudo de Filipe; Incredulidade.
Joao, o Quarto Evangelio registra três episódios referentes a Filipe que aconteceram durante a vida pública do Salvador, o Nosso Senhor Jesus:
Antes da milagrosa alimentação da multidão:
5  Então Jesus, levantando os olhos, e vendo que uma grande multidão vinha ter com ele, disse a Filipe: Onde compraremos pão, para estes comerem?
6  Mas dizia isto para o experimentar; porque ele bem sabia o que havia de fazer.
7  Filipe respondeu-lhe: Duzentos dinheiros de pão não lhes bastarão, para que cada um deles tome um pouco.” (6, 5-7).

Quando alguns pagãos em Jerusalém vêm a Felipe e lhe expressam seu desejo de ver a Jesus, Filipe informa do fato a André e logo ambos levam a noticia ao Salvador ;
21  “Estes, pois, dirigiram-se a Filipe, que era de Betsaida da Galileia, e rogaram-lhe, dizendo: Senhor, queríamos ver a Jesus.
22  Filipe foi dizê-lo a André, e então André e Filipe o disseram a Jesus.
23  E Jesus lhes respondeu, dizendo: É chegada a hora em que o Filho do homem há de ser glorificado. ” (12, 21-23) .

Quando Filipe, despois de que Cristo falou a seus Apóstolos de conhecer e ver ao Pai.
8 “Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta.
9  Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai? ” (14, 8-9).

Estes Três episódios nos proporcionam um esboço consistente da personalidade de Filipe como homem ingênuo, algo tímido e incrédulo.

Aqui vemos um Apostolo bem humano, com as características de um homem que tem debilidades e necessita comprovar para crer, Jesus já sabia disto, já o vimos numa das citações que lemos. Deus necessita que acreditemos para nos dar a Salvação, e depois deste passo requer de nos fidelidade

Fidelidade a Deus
I João 4:8-9
Assisti depois de muito tempo um filme, com Richard Gere, uma historia na qual ele encontra um pequeno cachorro de raça japonesa Nikita numa estação de trem de onde saia e chegava todos os dias, o cachorro nunca se separou dele ate a morte do professor de musica, personagem de Richard Gere, se passam 11 anos e o cachorro esperava seu amo chegar à estação a cidade onde ele morava todos os dias a 5 da tarde, esses 11 anos foram depois que seu amo morreu, mostrando sua fidelidade até a sua própria morte.
Até onde chega a sua fidelidade, você consegue ser fiel pelo menos como são os bichos, cachorros, cavalos? Eles não pensam, não são racionais, porem, sabem amar fielmente, sem compromisso sem esperar nada a cambio, só necessitam amor e cuidado.
Existe um amor maior que todo o que conhecemos; o amor de Deus, que mandou seu filho, seu único filho pra morrer por nossos pecados, eu fico imaginando a dor do Pai ao ver seu filho morrer como um criminoso. Fazendo uma analogia com o amor do cachorro pelo amor do seu dono que ficou esperando que ele voltasse até que morreu. No amor de Deus é Ele que espera com paciência que nos voltemos a Ele, antes de alcançar a morte eterna...
Por isto a Bíblia fala de esse amor de Pai que sacrifica seu filho por cada um de nos. Em 1 João 4:8-9
“Aquele que não ama não conhece a Deus; Porque Deus e amor. Nisto se manifesto o amor de Deus para conosco: em que Deus enviou seu filho unigênito ao mundo, para que por meio dele vivamos”.
 Morte e vida são contrarias; a morte não tem saída, melhor, a única saída e Jesus, para que por meio dele vivamos.
Só por amor conhecemos a Deus, isso faz que sejamos seus filhos!!! Por isto temos que ser gratos a Deus.

Gratidão como ferramenta para melhorar nosso relacionamento com Deus
Temos que ser gratos com todo o que Deus nos da; temos que ter certeza que todo que acontece na nossa vida é por que Deus permite o que é muito bom, e ate aquilo que nos achamos que é ruim Ele permite.
Porem temos que acreditar que até isso pelo que temos sofrido, não falo de uma dorzinha, senão de aquelas em que chegamos até querer perder a vida ou tirar a vida de alguém, estou falando de dor de morte, em todos os sentidos, como a perda de seres queridos, ou a vontade de nos mesmo morrer, e até de vingança que inclui como disse antes, querer tirar a vida de alguém. É desta dor sem medida de que eu falo, dessa que trás como consequência, a traição, quando descobrimos que nossa confiança foi quebrada; e podemos ficar aqui buscando dores de diferentes tipos e de como a percebemos. Porem, esta situação não é de hoje, existiu sempre, na antiguidade e em todos os tempos.
Os Israelitas eram escravos dos egípcios, maltratados construíram grandes obras para os faraós, Deus mandou a Moises que sobrevive a matança de israelitas por ser adotado pela irmã do mesmo farão, os israelitas, viram o poder de Deus nas pragas que castigaram Egito para poder ser libertos, e na longa viagem a terra prometida se cansaram do Manaa, alimento que Deus providencio quando tinham fome, era melhor que a fome que passaram no inicio, porem, reclamaram e obtiveram mais um milagre muitas codornizes, comeram muito, porem sempre reclamavam de Deus, o fim da historia por causa da falta de Fe e respeito pelos desígnios do Criador e que só depois 40 anos de andar pelo deserto e só com os sobreviventes que eram jovens entram em Canaã.
Mas o importante de esta historia e que não acreditaram em Deus, porque tinham umas dificuldades, problemas ou sofrimentos que o mesmo Deus resolvia, igual que hoje, eles agiam sem reconhecer todo o que o Senhor fazia por eles. !Eram ingratos com o seu Deus Protetor!
Gratidão e uma palavra derivada do verbo agradecer, veja só uma curiosidade deste verbo.

VERBO:
agradecer
INDICATIVO:
PRESENTE
eu agradeço
tu agradeces
ele agradece
nós agradecemos
vós agradeceis
eles agradecem

IMPERATIVO:
AFIRMATIVO
-
agradece tu
agradeça ele
agradeçamos nós
agradecei vós
agradeçam eles

Pois e; agradecer, palavra que não sabemos conjugar; não sabemos ser gratos, até no português não existe a conjugação da primeira pessoa do singular (EU) no imperativo afirmativo, será que por isso a gente fica fora e esperamos que a gratidão venha dos outros, não creio, mas é muito curioso isto.
 A verdade e que nos não sabemos agradecer a Deus pelo que nos passa, mesmo com o conhecimento de “Romanos 8:28 “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósitoe que ainda tudo que acontece é permitido por Deus, e que só quer nosso bem, por que nos ama, somos sua criação e alguns somos seus filhos porque lhe aceitamos por médio do sacrifício do seu filho na Cruz do Calvário. Digo alguns porque como sabemos “...nem todo que me chama Senhor, Senhor entrara  no reino dos céus”
Devemos agradecer por todo, devemos ser gratos a Deus pelo que nos acontece.
Esperar pelo que ele quer que façamos, lembra Moises? Sansão? Davi? e ate Saulo de Tarsos? Que se transformou em o apostolo Paulo. Principalmente pessoas como nos que somos dedicadas a Deus para seu serviço devemos esperar sua vontade.
Sansão fez coisas que não devia e por isso pagou, porem, cego e preso cumpriu com o propósito de Deus, destruiu os inimigos de seu povo que estava escravizado pelos filisteus.
Deus sempre consegue o que ele quer; mesmo que nos não sejamos merecedores ou as pessoas certas, podemos lembrar a Jonas, Deus sempre cumpre seus propósitos, muito melhor é fazer o que Deus quer pra não sofrer, e ser gratos por todo o que sempre acontece com nos. A obediência faz melhor nossa relação com Deus.
Irmao você e como Felipe, e incrédulo, você ve os prodígios de Deus e na acredita, ou e como o povo Israelita que viu os milagres de Deus e também não acreditaram!
Irmãos: fidelidade e gratidão andam juntos da mão e são contrários de traição e egoísmo.
Vou deixar uma pergunta para que pensem: Você é Fiel e agradecido ou traidor e egoísta?

No hay comentarios:

Publicar un comentario