martes, 27 de marzo de 2012


Quando não tenhas nada a Perder

II Reis 6: 24,26; 7:3, 9

II REIS 6

24 E sucedeu, depois disto, que Ben-Hadade, rei da Síria, ajuntou todo o seu exército; e subiu e cercou a Samaria.

25 E houve grande fome em Samaria, porque eis que a cercaram, até que se vendeu uma cabeça de um jumento por oitenta peças de prata, e a quarta parte de um cabo de esterco de pombas por cinco peças de prata.
 

II REIS 7
 

3 E quatro homens leprosos estavam à entrada da porta, os quais disseram uns aos outros: Para que estaremos nós aqui até morrermos?

4 Se dissermos: Entremos na cidade, há fome na cidade, e morreremos aí; e se ficarmos aqui, também morreremos. Vamos nós, pois, agora, e passemos para o arraial dos sírios; se nos deixarem viver, viveremos, e se nos matarem, tão-somente morreremos.

5 E levantaram-se ao crepúsculo, para irem ao arraial dos sírios; e, chegando à entrada do arraial dos sírios, eis que não havia ali ninguém.

6 Porque o Senhor fizera ouvir no arraial dos sírios ruído de carros e ruído de cavalos, como o ruído de um grande exército; de maneira que disseram uns aos outros: Eis que o rei de Israel alugou contra nós os reis dos heteus e os reis dos egípcios, para virem contra nós.

7 Por isso se levantaram, e fugiram no crepúsculo, e deixaram as suas tendas, os seus cavalos, os seus jumentos e o arraial como estava; e fugiram para salvarem a sua vida.

8 Chegando, pois, estes leprosos à entrada do arraial, entraram numa tenda, e comeram, beberam e tomaram dali prata, ouro e roupas, e foram e os esconderam; então voltaram, e entraram em outra tenda, e dali também tomaram alguma coisa e a esconderam.

9 Então disseram uns para os outros: Não fazemos bem; este dia é dia de boas novas, e nos calamos; se esperarmos até à luz da manhã, algum mal nos sobrevirá; por isso agora vamos, e o anunciaremos à casa do rei.
 

Acredito que este texto lido nos dará pelo menos quatro lições:

Quando para ninguém temos valor, Deus nos da do seu favor!

Tomar iniciativa para ser abençoado;

Deus faz Milagres por nos;

Fazer as coisas corretamente (Agradecidos “Hoje é dia de boas novas”).

Introdução.

O relato Bíblico nos conta sobre o cerco que fez o rei da Síria a cidade de Samaria, foi tão duro, longo e fechado que ouve muita fome e os habitantes chegaram ate ao canibalismo, duas mães tinham combinado comer os seus próprios filhos, porem a segunda escondeu o seu filho para que no fosse comido, e este reclamo foi parar diante do rei, que ficou triste e rasgou as suas vestes, como era costume em Israel quando alguém estava triste; não tem algo semelhante a isso narrado em toda a Bíblia.

O verso 25 diz: E houve grande fome em Samaria, porque eis que a cercaram, até que se vendeu uma cabeça de um jumento por oitenta peças de prata, e a quarta parte de um cabo de esterco de pombas por cinco peças de prata.”.
 

Esta ultima parte do esterco de pombas, tem interpretações distintas, tem estudiosos que acreditam que seja um tipo de verdura, mas tem gente acredita que era mesmo esterco de pomba, parra eles procurarem alguma semente não digerida e sim eles teriam algo para comer, não me interessa o sentido o qual e a interpretação mais perto da verdade, mas me assusta muito! Era uma situação de muita aflição.
 

1. Quando para ninguém temos valor, Deus nos dá do seu favor!

O capitulo sete diz:

“3 E quatro homens leprosos estavam à entrada da porta, os quais disseram uns aos outros: Para que estaremos nós aqui até morrermos”?

4 Se dissermos: Entremos na cidade, há fome na cidade, e morreremos aí; e se ficarmos aqui, também morreremos. “Vamos nós, pois, agora, e passemos para o arraial dos sírios; se nos deixarem viver, viveremos, e se nos matarem, tão-somente morreremos.”
 

Estas pessoas não tinha nenhum valor eram pessoas que não podiam nem sequer viver com seus familiares, eles moravam fora das cidades, e ainda em alguns casos tinham que usar sinos para avisar que estavam chegando, ou gritar “sou imundo, não fique perto de mim” A situação deles era muito mais triste, porque eles viviam das sobras que o povo da cidade jogava fora, mas neste tempo não tinha nem lixo pra eles sobreviverem assim que tomam a decisão de ir ate o arraial inimigo e arriscar viver ou morrer, eles não valia nada, a vida deles não valia nada, ninguém se importava por eles, se ficassem morreriam de fome, se entrarem no arraial do inimigo tinham a possibilidade de ser perdoados, e na pior das hipóteses, era só morrer, o que já estavam sentenciados pela fome, ELES NÃO TINHAM NADA A PERDER, por isto disseram: “... se nos deixarem viver, viveremos, e se nos matarem, tão-somente morreremos.”.


Eles tiveram a iniciativa e por isto foram abençoados com o favor de Deus, vejamos a seguir;
 

2. Tomar iniciativa para ser abençoado.

Qual a foi a iniciativa que lhes trousse o favor de Deus: “... Se dissermos: Entremos na cidade, há fome na cidade, e morreremos aí; e se ficarmos aqui, também morreremos. Vamos nós, pois, agora, e passemos para o arraial dos sírios;”.
 

Eles decidiram fazer o único que poderiam fazer mesmo que seja imprudentemente, ir ao encontro dos inimigos.

Os quatro leprosos arrastaram seus pés sanguinolentos em direção do acampamento do sírios a procura de alimento para alvar a suas vidas, eles DESSIDIRAM SALVARSE, não ficaram esperando morrer, eles tomaram a iniciativa de viver. Aqui e, onde Deus atua, ele faz um grande milagre! Deus faz Milagres por nos.

3. Deus faz Milagres por nos.

Quando para ninguém temos valor, quando acreditamos que não temos valor;

Quando as esperanças já não existem mais, quando não temos nada a perder; Deus nos da do seu favor! Se o pedimos com fé! Isso significa;

Tomar a iniciativa para ser abençoado;

Então que damos lugar para que Deus faça Milagres por nos; vejamos o texto Bíblico:

5 E levantaram-se ao crepúsculo, para irem ao arraial dos sírios; e, chegando à entrada do arraial dos sírios, eis que não havia ali ninguém.”
 

Este e o deus que a cada segundo faz milagres por nos.

Desde que eu nasci Deus tem feito milagres a cada segundo pra mi, e pra você? Você sente o favor de Deus na sua vida? Serão em 12 de maio de 2012 1.702.944.000 segundos que Deus esteve do meu lado e por isso estou aqui, não se esqueça de que um enfarte pode durar só um segundo, e você perder a vida; um acidente acontece em só um trocar de CD quando você esta dirigindo a 90 quilômetros por hora, quem aqui só anda a 90 por hora? Havemos alguns que 140 ou 160 e nossa velocidade cruzeiro.

Os leprosos fizeram algo semelhante foram ao encontro de milhares de setas, lanças e espadas e Deus fez o grande milagre, vamos dizer que Deus mandou seus anjos, com alto-falantes gigantes, microfones sensíveis para colocar eles na altura dos pés dos leprosos que literalmente se arrastavam caminho do arraial sírio, e que aconteceu? Foi amplificado o som do arrastar dos pés dos leprosos, esta e uma maneira de ilustrar o que aconteceu, nem posso imaginar quantos decibéis foram necessários para espantar um exercito que largou tudo no acampamento, estavam aterrorizados que não levaram nem comida, nem animais, nem ouro nem prata; porem veja de novo o relato Bíblico:

6 Porque o Senhor fizera ouvir no arraial dos sírios ruído de carros e ruído de cavalos, como o ruído de um grande exército; de maneira que disseram uns aos outros: Eis que o rei de Israel alugou contra nós os reis dos heteus e os reis dos egípcios, para virem contra nós.

7 Por isso se levantaram, e fugiram no crepúsculo, e deixaram as suas tendas, os seus cavalos, os seus jumentos e o arraial como estava; e fugiram para salvarem a sua vida.
 

Quando Deus faz ouvir a sua voz o homem treme, lembram quando o povo de Israel pediu para Abraão que seja só ele o interlocutor com Deus, porque tiveram medo, o mesmo aconteceu com os sírios, Deus abriu os céus para salvar os leprosos.

Pois e isso, Deus nos livra de todo mal, mas quer que; Façamos as coisas corretamente.


4. Fazer as coisas corretamente.

“Deus e amor, a Bíblia diz: Ele espera de nos e por nos que façamos as coisas corretamente, se Ele nos abençoa ele espera que façamos o mesmo com nosso próximo, “... Ama a teu próximo como a ti mesmo!” Não podemos guardar as bênçãos só pra nos; Deus abençoava todos os dias com Maná seu povo, se o guardassem para o outro dia, este, o Maná apodrecia; não deixe que sua benção apodreça faca o certo comparta!” veja a atitude de um dos leprosos no texto citado:

8 Chegando, pois, estes leprosos à entrada do arraial, entraram numa tenda, e comeram, beberam e tomaram dali prata, ouro e roupas, e foram e os esconderam; então voltaram, e entraram em outra tenda, e dali também tomaram alguma coisa e a esconderam.

9  Então disseram uns para os outros: Não fazemos bem; este dia é dia de boas novas, e nos calamos; se esperarmos até à luz da manhã, algum mal nos sobrevirá; por isso agora vamos, e o anunciaremos à casa do rei.

Eles sabiam fazer a coisa certa, mesmo eles sofrendo de mal que fazia que eles fossem segregados, maltratados, discriminados, não guardavam rancor contra aqueles que antes os discriminavam, eles sabiam fazer o bem, e principalmente porque “era um dia de boas novas!”.

Saiba você que quando não há mais esperança, quando ninguém te da valor, quando não tens mais nada a perder, Deus tem milagres pra você, porque hoje e dia de boas novas, acredite, suas bênçãos se renovam cada manha, mesmo que você se sinta como um leproso, mesmo que se sinta podre por dentro, Deus tem o maior milagre pra você, ele te limpa as tuas chagas, tuas feridas e te perdoa, HOJE E UM DIA DE BOAS NOVAS.

Amem!



No hay comentarios:

Publicar un comentario