lunes, 16 de abril de 2012

Como obter respostas as nossas orações


Edmundo Añez

Nesta ocasião, quero compartilhar com vocês uma oração que certamente todos conhecemos, mas que muitos de nós não a entendemos quando a oramos ou a repetimos.

Tem pessoas que vão a Igreja, participam de todas as reuniões e acreditam verdadeiramente em Deus, porem não são felizes, algo lhes falta...

Sempre temos angustias ou nos falta paz... Creio que aqui, hoje, poderemos encontrar algumas respostas a essas aflições!



Mateus 6: 11-13

11…Pai nosso, que estás nos céus,

santificado seja o teu nome;

10  Venha o teu reino,

seja feita a tua vontade,

assim na terra como no céu;

11  O pão nosso de cada dia nos dá hoje;

12  E perdoa-nos as nossas dívidas,

assim como nós perdoamos aos nossos devedores;

13  Não deixes cair em tentação;

mas livra-nos do mal; porque Teu é o reino, e o poder,

 e a glória, para sempre. Amém.

Estudaremos versículo por versículo, para que todos nós quando formos fazer esta ou qualquer outra oração saibamos o Pai espera ouvir de nós, sei que é o Espírito Santo quem intercede por nós e nos ajuda em nossas orações (Romanos 8:26-28

26  E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.

27  E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos.

28  E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o Seu propósito.) e que muitas vezes não recebemos o que pedimos, porque não sabemos pedir e pedimos mal para gastar em nosso deleites (Tiago 4:3)

Em Mateus 6:9-13 temos o seguinte modelo de oração:

Portanto, vós orareis assim:

Jesus não nos manda orar o “Pai Nosso”, mas nos deixa esta oração como um modelo a ser seguido.

Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;

Todas as orações devem ser direcionadas EXCLUSIVAMENTE a Deus, e não ao diabo ou a demônios. A nossa oração deve ser uma adoração ao Pai, declarando que Ele é Santo, que Ele é Todo Poderoso, que Ele é o Deus da nossa salvação e etc.
Venha o teu reino,
Vir o reino de Deus implica diretamente em meu reino ir embora, eu tenho que diminuir para ele crescer em mim (João 3:30
  É necessário que ele cresça e que eu diminua.).

Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;

Devemos suplicar a vontade do Senhor e não a nossa. Não podemos determinar nada, como fazem alguns que me dão a impressão de querer mandar em Deus. Temos de lembrar que a vontade de Deus é sempre boa, perfeita e agradável (Romanos 12:2 E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.)

O pão nosso de cada dia nos dá hoje

Isso significa provisão. Nós precisamos do sustento para o dia-a-dia, como acontecia com os israelitas no deserto que pegavam a porção de maná exata para o dia, e se sobrasse alguma coisa estragava. Temos que nos contentar com o que o Senhor nos dá e agradecer a Ele por ter nos sustentado.


E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores;

O Senhor só nos perdoa se nós perdoarmos a quem nos faz mal. ("Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós;"  Mateus 6 : 14)

É extremamente importante que perdoemos nossos perseguidores. Caso contrário, o Senhor não nos perdoará. Existem centenas de pessoas nas igrejas que não conseguem ter paz, por não terem perdoado alguém que lhe fez mal e não consegue viver a liberdade que Cristo dá.

Genesis 4:13  Então disse Caim ao SENHOR: É maior a minha maldade que a que possa ser perdoada.

"E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra."  (II Crônicas 7 : 14)



E não nos deixe cair em tentação; mas livra-nos do mal;

Devemos clamar pela misericórdia do Senhor, para nos livrar das astutas ciladas do inimigo de nossas almas. O Senhor não quer ninguém autossuficiente o servindo, mas ele quer filhos dependentes de Sua proteção. "Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra."  (Apocalipse 3 : 10)

Se não fora a misericórdia de Deus e o sangue de Jesus, o inimigo já teria nos destruído há muito tempo.

Porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre.

O Senhor é o Rei dos reis, o Senhor dos senhores, o Todo Poderoso, o criador de todas as coisas e governa tudo o que acontece em nossas vidas.

Ele é o único digno de ser glorificado. Não há outro que mereça sequer uma glória passageira, pois Ele é o Rei da glória.

("Dizendo: Amém. Louvor, e glória, e sabedoria, e ação de graças, e honra, e poder, e força ao nosso Deus, para todo o sempre. Amém."  Apocalipse 7 : 12)

Quantas vezes oramos e não vemos o resultado de nossas orações, as vezes pensamos que Deus não nos escuta!

Que nossas orações não chegam ao trono da graça! O que simplesmente deus se esqueceu de Nos, porem quero lhes afirmar que Ele sim escuta, porque uma das características de Nosso Deus e a Omnisciência, ele sabe tudo, tudo mesmo! Mas porque parece que nossas orações não são respondidas? Pode ser que não saibamos orar, o porquê existe um estorvo (pecado, mentira, infidelidade, falta e confiança, fé, paciência, promessas não cumpridas a Deus, isso e muito serio! entre nossas orações e Deus, falando em termo comunicacional existe um ruído que não permite que Deus possa agir em nosso favor, o porquê simplesmente não e o tempo apropriado.

O Salmo 23; 1 diz: O Senhor e meu Pastor, nada me faltara. Ele Diz Nada e NADA e nada!

E continua ...Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte...

Ele não diz que não teremos vales de sofrimento, que não estaremos em depressões, não só nas alturas!

Mas Ele estará conosco!

Amém.

Assim seja!